segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Como Tudo Começou...


Não sei exatamente o dia, mas sei que foi em dezembro. Em dezembro de 2007 minha grande amiga Virgínia Milanesi veio com uma informação que mudaria minha vida. Ela me falou sobre o PIANI, e foi logo falando que ia tentar pra França e como seria sensacional se eu tentasse pra Espanha e se nós morássemos na Europa, além de todas as outras coisas maravilhosas que esse belo continente oferece.
Confesso que, apesar da empolgação, imaginei que não seria possível pelo alto custo da viagem. Mas como Virgínia é uma pessoa que tem uma facilidade enorme para convencer pessoas eu resolvi, ao menos, me inscrever e fazer a prova. A inscrição já foi uma novela, quase que não dava tempo, mas no penúltimo dia consegui. Fui falar com Virgínia e qual não é minha surpresa quando ela diz que desistiu, que pensou melhor e o mais sensato a fazer seria ir no próximo ano...isso foi bem desanimador, devo confessar. Mas resolvi não desistir e fazer a prova.
E como nada é fácil, principalmente pra mim, a prova envolveu outra confusão. No PIANI os concorrentes devem tirar uma nota igual ou acima de 7,0 na prova de proficiência do idioma para poderem passar para a próxima fase, que é a do CRE, a mais importante. Entretanto, ao contrário das provas dos outros idiomas, na prova de espanhol ninguém passou, exceto eu e mais duas garotas (não sei o nome delas) e com a nota mínima, 7,0. As outras pessoas que fizeram a prova não aceitaram e recorreram. Confusão e mais confusão depois foi feita uma nova prova na qual cinco pessoas, inclusive eu, com 7.1 (super acréscimo de nota) passaram. Devo admitir que a prova estava dificílima, com um nível altíssimo, mas acabou dando tudo certo no final.
Passei na seleção, recebi a carta da Universidade de Valência, passei por todos os tramites legais do consulado (peguei meu visto hoje) e agora, 25 de agosto de 2008, estou pronto pra viajar. Sei que não vai ser fácil viver num país estranho, com uma cultura diferente e uma língua diferente, longe de casa e sozinho. Mas acho que tudo vai valer muito a pena, mesmo deixando a família e os amigos para trás. E como vai ser difícil deixar os amigos, e as universidades...e como vai ser maravilhoso morar no velho continente, na Espanha, em valência!

Pra um primeiro post, acho que já escrevi demais... até a próxima!

6 comentários:

Laíza disse...

espero ver aqui um pouco do que você vai viver por lá.

vai deixar uma saudadona em mim, mas é preciso partir pra chegar a algum lugar, né?

tu sabe que eu te desejo tudo de bom, que torço pra que tua aventura seja incrível... e vai ser.

ctzzz

:******

Tarcisio Oliveira disse...

lerei sempre!
sucesso na viagem!

Unknown disse...

vlw pessoas...=D

Clara disse...

espero ser mencionada.

Jacqueline Brito disse...

Oi Ramom...muita sorte e boa viajem:D

tbm fiz piani sendo que vou p/ Porto:D
quem sabe não nos veremos pelo velho continente....Sonho em conhecer a Espanha

Abraços e td de bom:D

Jacqueline

Virgínia Milanesi disse...

Owww.. adorei estrear por aqui junto com a estréia do blog! ^^ Bom saber que pude ajudar de alguma forma no seu crescimento. Sim, pq essa viagem vai, acima de tudo, te fazer crescer - tanto na vida profissional quanto pessoal.

Pena eu ter que acompanhar de longe essa aventura. Queria mesmo poder estar lá com vc, desbravar essa Europona de Deus ao seu lado... Mas deixei me levar pelo racional, deu no que deu.
Torço daqui pra que tudo dê certo por lá. \o


E escreve sempre, tá? Seja no blog, orkut, carta, o q for! Dê sempre um sinal de vida, pra driblar a distância e a saudade.


Bjão!