quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Trens são fixe!

No dia 9 de outubro a “Comunitat valenciana” celebra o seu dia, por isso, é feriado. Sabendo que a partir da quarta, dia 8, eu já não teria aula, pensei seriamente em viajar. Como fiquei doente no final de semana anterior quase desisti, mas eu ia ficar cinco dias completamente só em casa, não ia ser nada legal.

Contrariando meu bolso fui a “Estació Del Nord” na quarta, 8, e comprei as passagens Valencia-Madrid, Madrid-Lisboa. Eu decidi ir para Coimbra, onde Amanda está pelo PIANI. Devo dizer que viajar de trem na classe turística não é a maneira mais confortável, nem a mais rápida, mas, com certeza, é a mais divertida. No trem de ida para Madrid que partiu na quinta-feira, 9, as 17:50. Sentei ao lado de uma brasileira que vive em Valencia a cinco anos, pura coincidência. Kelly é de Recife e vive com a irmã e o cunhado espanhol. Engraçado que ela já ta na fase de falar palavras em espanhol no meio da conversa. A viagem foi bem agradável, aproveitei para tirar algumas dúvidas sobre Valencia e ela me contou as aventuras desses anos vivendo aqui. Ela está de viagem marcada para o Brasil e dessa vez vai tentar ficar em Recife.


O trem vindo de Valencia chega numa estação em Madrid chamada Portal de Atocha, aquela do atentado de 11 de março, e o trem que vai para Lisboa sai da estação de Chamartín. Por isso, eu tive que pegar o metrô. Quando esperava o metrô conheci um senhor da Galicia. Na Galicia se fala gallego, um idioma que é meio uma mistura de português e espanhol. Eu acho muito esquisito e por isso eu falava com ele em castellano e ele respondia em gallego. O mais legal foram as histórias que ele me contou. Ele disse que quando tinha 18 anos saiu da Espanha e foi tentar a sorte em outros países. Primeiro Venezuela, depois EUA e por fim Brasil.


Ele viveu por um ano no Rio Grande do Sul, em Nova Hamburgo, e disse que gostou muito. Aproveitou para falar bem de Lula e dizer que o Brasil será mais rico que a China. Porém a história que ele disse ser a mais interessante dessa temporada fora da Espanha foi no tempo em que ele vivia na Venezuela. Contou que quando estava em Caracas conheceu um alemão muito simpático, um colega de trabalho, que acabou se tornando seu amigo. O senhor gallego (não nos apresentamos, portanto não sei o nome dele nem ele o meu) disse que o alemão era um homem do nazismo que tinha fugido pra Venezuela. Segundo ele, um dia estava em casa já na Espanha e viu a foto do amigo no jornal como fugitivo nazista e ficou muito surpreso. Não fixei o nome do nazista que ele me falou, mas procurando na net descobri que era Harry Mannil (http://www.forosegundaguerra.com/viewtopic.php?p=50228). Não sei se era alemão, mas a história bate com o que ele me disse.

Já no Trem para Coimbra conheci Ana Sofia, uma portuguesa de Aveiro que tinha acabado de se formar em engenharia (esqueci qual) e que vinha desde a Itália de Trem. Ela era muito fixe (aprendi isso com ela, significa legal em Portugal) e me ajudou para que eu não perdesse a parada de Coimbra.


Voltando para Valencia, conheci uma australiana que estava pegando o trem para Barcelona, mas que na verdade iria para a Holanda, apesar de morar na Escócia. Nós estávamos meio perdidos e meio que ajudamos um ao outro. Enfim, viajar de trem é pura diversão, e caminho certo para conhecer pessoas dos quatro cantos do mundo.

Ah, e sobre Coimbra, como foi a viagem, as ladeiras, a bebedeira, convidar estranhos para minha casa enquanto estava bêbado, eu deixo para próxima. ¡Hasta ahora!

3 comentários:

Laíza disse...

Ah, e sobre Coimbra, como foi a viagem, as ladeiras, a bebedeira, convidar estranhos para minha casa enquanto estava bêbado, eu deixo para próxima.

AAAAAAAAAAH

qdo começa a parte boa! :/

saudadonas xD~~~~~~~~~~~~

(L)

Anônimo disse...

engraçado como na Europa vc só cruza com estrangeiros. pelo menos é a impressão qnd tu conta as coisas... :]

COIMBRA! COIMBRA! \o/

jhow disse...

iiiiiiiiiiiiii
q blog mais sem graça viu
pelo jeito vai passar esse tempo todo
sem quase nenhuma historia pra contar
kd? q europa mais sem graça
q blog mais sem graça, as atualizações sao mensais
afffffffffffffffff

atualiza! o/
atualiza! o/
atualiza! o/
atualiza! o/
atualiza! o/
atualiza! o/