terça-feira, 16 de setembro de 2008

A INCRÍVEL JORNADA


Depois de 7 horas de vôo, começam a aparecer na imensidao escura do oceano, pequenos pontos brilhantes que logo se multiplicam, pouco a pouco. O comandante, falando português com aquele sotaque engraçado, logo diz: - Sejam bem-vindos a Lisboa

A partir desse momento entendi de vez. Tô na europa, vou viver um ano aquí, longe de tudo e de todos de quem gosto. Vai ser difícil, muito bom. Falei com Karol que viajava ao meu lado (foi estudar em Portugal) e foi muito ter alguém para dividir a emoçao da europa pela primeira vez.

Depois do encantamento, o transtorno. Sao seis da manha em Lisboa e minha conexao só ia sair as 11:20. Passar cinco horas no aeroporto sem nada para fazer é foda. A melhor coisa que aconteceu nesse tempo foi ouvir a chamada do vôo para Madrid.

Muito bem, devo dizer que a TAP enganou a todos nesse vôo. Foi até engraçado quando o ônibus que leva os passageiros do portao até o aviao chegou do lado de um aviao da Portugália airlines que mais parecia um ônibus da Sao Jorge. O que mais ouvi, nas mais diferentes líguas foi: “Esse é o vôo para Madrid?”dentro do aviao só tinha um corredor e era tudo muito apertado e velho, enfim, parecia um ônibus.

Quando cheguei a Madrid minha amiga Laura me esperava. O que foi interessante é que ao chegar em barajas nao me pediram nem o passaporte. Depois me explicaram que como eu tinha apresentado tudo em Portugal nao precisaria mostrar em nenhum outro país da UE.

Como nem eu, nem ela tínhamos muito tempo, rapidamente Laura me deixou na estaçao de metrô e me deu as indicaçoes para chegar a estaçao de trem. Chegando na estaçao de trem, tive que esperar um tempao para comprar o bilhete para valência. A mulher falava muito rápido e me dava duas opçoes. Sinceramente, nao entendi quase nada. O que entendi foi que tinha um que saía as 16:00 e outro que saía as 17:00. Nesse momento eram 15:40, entao pedi: - La más cerca. Paguei e saí correndo para pegar o trem das 16:00. Até agora nao mencionei mas desde que desembarquei em Madrid estava carregando duas malas grandes e uma mochila e fica a dica: nao façam isso a menos que seja extremamente necessário. Subir e descer escadas com duas malas nao é nada legal.

O que eu nao sabia é que peguei o trem errado. Nao o errado que vai dar no lugar errado. Mas o errado que demora três horas a mais para chegar. O resultado disso foi que cheguei as 22:00 em Valência. O que nao mencionei também é que a dona do apartamento que deveria me buscar nao estava sabendo da minha chegada em valencia, sabia o dia, mas nao sabia a hora porque nao consegui ligar para ela em Portugal e nao deu tempo de ligar em Madrid.

Acho que o pior momento foi chegar em Valência a noite e se saber para onde ir. Foi a primeira vez que me deu medo. No trem eu tinha perguntado ao funcionário da Renfe sobre a minha rua em Valência. Por sorte ele tinha um cartaz da corrida de F1 que aconteceu em Valência e nesse cartaz tinha um mapa com as ruas e as linhas de metrô da cidade. E ele me disse qual era a linha de metrô. Peguei o metrô até o centro, onde ficava minha rua e fui atrás de um telefone público.


A primeira imagem da cidade que tenho é um homem saindo do metrô a meia noite gritando e xingando uma mulher que parecia ser sua namorada. O cara tava enlouquecido e quase quebrou o anúnio luminoso da movistar que tinha na frente dele. Bem, para finalizar, consegui falar com la Señora Isabel que foi me buscar e me levou ao apartamento. Cheguei pouco mais de 00:00 e aí me lembrei que nao tinha comido desde do aviao esquisito, de uma hora da tarde.


Prometo que as próximas postagens serao menores, mas eu tinha que contar tudo direitinho.

9 comentários:

Unknown disse...

Ramonnnnn, tem que postar grande mesmo! Com detalhes! Carambaaaaaa, que jornada heim! hauhauahauh. Eu carreguei duas malas gigantesssss tambem sozinha! =D Nao é lá uma experiencia muito recomendável... To doida pra saber do dia a dia. =D Entender as coisas de cara é difícil, mas com umas 2 semanas ou menos tais craque ja! =D Conheceu algum brasileiro ja? =********

Unknown disse...

araujo o intercambista!

que emoçao saber de como estao as coisas aí! atualize sempre viu! abração!

Virgínia Milanesi disse...

neeem venha postar pequenininho.. tem que contar detalhes msm, ó!! é um bom jeito da gente se sentir um pouco menos longe, garoto...
algumas considerações:
"aqui" não tem acento... essas pessoas que confundem espanhol com português... sei não, viu?! auhuahau
"dentro do aviao só tinha um corredor" -> essa é a realidade de tds os vôos nacionais brasileiros, ó!... bem-vindo à realidade! qnt a ser apertado, vc precisa voar pela gol... muahahaaa ;P
(se bem que, no caso, era vôo internacional, né? esses portugueses..)
vida com teclado em outra língua é sempre meio complicada.. ;P


escreva sempre!!
e muuuuuito! xP

bjãoooo

Fernanda disse...

carambaaa
que nada de longo, falta mais detalhes.. pq dae dá p te imaginar falando e movimentando os braços!!
heheheeh

bjuuuuuuu

jhow disse...

pow, era pra ter contado desde o começo no aeroporto, onde eu participo tb. contar dakela guarda q nao queria deixar eu tirar fotos tuas e contar d toda a emoção q foi qdo vc foi embora neh
dentro

Unknown disse...

pra arthur: kramba, se eu conto desde o aeroporto a página naum cabe de tanta coisa...
pra virgínia: kramba, aqui ficou com acento pq tudo no computador está onfigurado em espanhol, inclusive o corretor ortográfico do word. Kramba, sério que vôos nacionais sao assim? Deus me livre entao. O aviao q eu peguei pra portugal entao deve ser considerado luxo no brasil...
pra sarah: até q eu entendo tudo muito bem, só a TV q as vzes é difícil pq eles falam muito rápido, mas eu ac ho q vai ficar tudo mais fácil sim. Ah, e brasileiros em valência estao em extinçao.
para nunes e fefas: escreverei muitao!!!bejaum pra vcs!

Dérika disse...

Ramon, li todos os posts já cara1 =) Fiquei encantadíssima (principalmente pq quero fazer PIANI tb pra Espanha!) Dá realmente medo sim, mas saiba que não há nada melhor que esse momento Ramon! APROVEITE CARA!!!!

te add no meu Blog!! =)

pêese: quero ver esse blog SEMPRE atualizado! xD

boa sorte!!

bju grande!!!!

Dérika disse...

Ah! vê se dá pra colocar foto Ramon!! (curiosaaaa!!)

=*

JL disse...

Portugal é deprimente,meeeeeeeeesmo :p